home › institucional
Institucional
 

Claretiano - Centro Universitário

O Claretiano - Centro Universitário de Batatais é mantido pela Ação Educacional Claretiana - Educlar, que é dirigida pelos Padres Missionários Claretianos, desde 1925, com sede à rua Dom Bosco, nº. 466, bairro Castelo, na cidade de Batatais - SP.

Depois de várias décadas de funcionamento como internato, os Missionários Claretianos decidiram dar nova orientação ao Colégio, transformando-o em um Centro de Ensino Superior, objetivando formar professores e profissionais em geral, com espírito cristão e sólida formação humana. A dedicação dos Claretianos à educação superior começou no ano de 1970, com a fundação da Escola Superior de Educação Física de Batatais, que abriu as portas para o surgimento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "José Olympio". Posteriormente, as Faculdades Claretianas, que contavam com campus nas cidades de Batatais, Rio Claro e São Paulo, transformaram-se em Faculdades Integradas - Uniclar - União das Faculdades Claretianas.

A unidade de Batatais foi credenciada como Centro Universitário Claretiano por meio do Decreto Presidencial de 25 de abril de 2001, após aprovação no Conselho Nacional de Educação, mediante o parecer CNE/CES 326/2001, e recredenciada por meio da Portaria Ministerial nº. 4.501, de 23 de dezembro de 2005 (DOU de 26 de dezembro de 2005 - Seção I - p. 22). Em 2005, a Congregação Claretiana celebrou 100 anos de trabalhos com a educação no Brasil. Em 2009, recebeu mais uma visita para fins de recredenciamento, com processo finalizado a partir da Portaria 516, de 09 de maio de 2012 (publicada no Diário Oficial da União, em 10 de maio de 2012).

Desde 2002, a instituição vem investindo na Educação a Distância. Esta modalidade permitiu ao Claretiano ampliar novas oportunidades educacionais, fortalecendo com isso a presença desta IES na sociedade e a inclusão social de jovens e adultos de todo Brasil, tendo sempre como referência a qualidade dos serviços oferecidos nos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão.

Copyright © 2013 - Claretiano - Centro Universitário - Todos os Direitos Reservados