home › secretaria › avaliações
Avaliações
 

* informação válida para os cursos de graduação presencial, para o ano letivo de 2013.

A avaliação é um processo que integra a aprendizagem do aluno e a intervenção pedagógica do professor, na direção da construção do conhecimento e da formação humana e cidadã.

Valendo-se de uma metodologia que permite avaliar a formação humana, técnica e profissional, descritas sob a forma de perfis e competências nos Projetos Político-pedagógicos de cada curso, as dimensões avaliativas contempladas no sistema de avaliação do rendimento escolar do Centro Universitário Claretiano, são:

I. Avaliação Contínua – AC
II. Avaliação Final – AF

Para aprovação na disciplina, o aluno deverá obter média final maior ou igual a 6,0, além da frequência mínima de 75%.

Para obtenção da Nota Final, devem-se somar os valores obtidos na Avaliação Contínua ao valor obtido na Avaliação Final e dividir o resultado dessa soma por dois:

NOTA FINAL (NF) = AC + AF/2

As notas das Avaliações podem ser visualizadas pelo Portal do Aluno, disponível no site do Claretiano (sga.claretiano.edu.br), utilizando-se de login e senha própria para acesso, o aluno deve clicar em secretaria, após em aluno e em seguida boletim.

I. Avaliação Contínua – AC

As Avaliações Contínuas (AC) são aquelas aplicadas em cada disciplina de forma contínua durante todo o semestre, e terá valor de 0,0 a 10,0 pontos.

Parte dos instrumentos utilizados ficará a critério dos professores, podendo ser trabalhos de pesquisa, seminários, provas práticas e outros do gênero, incluindo-se a ASI – Avaliação Semestral Interdisciplinar, aplicada semestralmente, com valor de 0,0 (zero) a 2 (dois) pontos. Sabendo-se que a nota obtida pelo aluno na ASI, se estenderá a todas as disciplinas em curso.

A Avaliação Contínua (AC) se constituirá de:

1) atividades realizadas em sala (0,0 a 6,0 pontos);
2) atividades e interatividades em Sala de Aula Virtual (0,0 a 2,0 pontos);
3) ASI (0,0 a 2,0 pontos).

II. Avaliação Final – AF

A Avaliação Final (AF) é aplicada ao término de cada semestre e contemplará os conhecimentos, as habilidades e as competências referentes ao conteúdo programático desenvolvido ao longo do semestre.

Ela é constituída de uma única prova com valor de 0,0 a 10,0 pontos, e deverá constar no calendário escolar.

Prova Supletiva

As provas supletivas são destinadas aos alunos que por um motivo ou outro não puderam comparecer à Avaliação Final, seja ela disciplinas regulares, dependências e adaptações. Não serão aceitas solicitações de prova supletiva para a ASI.

O aluno, por motivo justificável e documentado, poderá solicitar a Prova Supletiva dentro do prazo previsto no calendário geral, devendo preencher formulário disponibilizado no Portal do Aluno (SAV), bem como recolher a taxa administrativa estipulada. O aluno que não comparecer no dia marcado para realizar a Prova Supletiva não poderá solicitar uma nova prova.

Prova Complementar

A Prova Complementar destina-se somente aos alunos com Nota Final entre 4,0 e 5,9 e com frequência acima de 75%; e serão contemplados todos os conteúdos do período a que se refere a disciplina. As disciplinas cursadas em regime de dependências também contarão com Prova Complementar, desde que enquadrados às notas e aos percentuais de faltas estabelecidos.

Para realizar a Prova Complementar o aluno deverá obedecer calendário próprio da Avaliação, preencher formulário disponibilizado no Portal do Aluno (SAV), bem como recolher a taxa administrativa estipulada. O aluno que não comparecer no dia marcado para realizá-la não poderá solicitar uma nova prova.

Após a realização da Prova Complementar, será feita uma média simples, envolvendo a Nota Final e a Nota da Prova Complementar, sendo considerado aprovado o aluno que obtiver Média Final maior ou igual a 6,0.

Por exemplo, se um aluno obtiver Nota Final na disciplina igual a 5,0, com frequência acima de 75%, poderá fazer a Prova Complementar. Para sua aprovação, necessitará, segundo esse exemplo, da nota mínima 7,0 (sete), para atingir a Média Final mínima de 6,0 (seis), conforme a equação a seguir:

MÉDIA FINAL = NOTA FINAL + NOTA DA PROVA COMPLEMENTAR/2

MÉDIA FINAL = 5,0/2 + 7,0/2 = 12 = 6,0 (APROVADO)

Os alunos reprovados com nota inferior a 4,0 e/ou com freqüência abaixo de 75% farão dependência.

Copyright © 2013 - Claretiano - Centro Universitário - Todos os Direitos Reservados